Aveia É Bom Pra Quê?

Estamos sempre falando dos benefícios da aveia, mas, afinal, comer o cereal é bom pra quê? Se você tem essa dúvida, vale a pena ler um resumo geral de todos as vantagens para a saúde que esse alimento traz. Saiba exatamente por que motivos a aveia é boa para a prisão de ventre, para o emagrecimento, para o colesterol alto e para o diabetes.

Comer Aveia É Bom Pra Prisão de Ventre?

Sim, a aveia é ótima para quem sofre com a prisão de ventre porque tem alto teor de fibras solúveis e insolúveis. A junção de ambas torna o bolo fecal mais pesado e facilita seu trânsito pelo intestino. Assim, o processo de evacuação é bastante favorecido pelo consumo diária de aveia e outras fontes de fibra. Mas tem uma dica: para que tudo funcione dessa forma você precisa beber muita água. Na falta de líquidos, a fibra trará um efeito contrário, ou seja, prenderá o intestino.

Aveia

Saiba, afinal, por que é bom comer aveia.

Comer Aveia É Bom Pra Emagrecer?

Sim. Quem quer perder peso pode consumir até 3 colheres (sopa) de aveia por dia pra acelerar o emagrecimento. As fibras solúveis da aveia tornam a absorção de nutrientes durante a digestão mais lenta, o que prolonga a sensação de saciedade. Outro benefício para as dietas é a redução na absorção de gorduras, já que parte delas é eliminada por meio das fezes. O segredo aqui é comer aveia juntamente com uma dieta balanceada. Lembre-se também de fazer exercícios e beber bastante água.

Comer Aveia É Bom Para o Colesterol Alto?

Sim, comer aveia é ótimo para quem está com o colesterol alto. O efeito desejável é quase o mesmo do emagrecimento. As fibras solúveis contidas na aveia se unem a água no intestino formando uma substância gelatinosa. Parte das gorduras que ingerimos fica unida a essa substância e é eliminada pelo sistema excretor. Na prática, você acaba ingerindo menos gorduras, o que ajuda no controle do colesterol. Mas é importante ressaltar que a aveia nem qualquer alimento vai substituir a medicação indicada pelo médico.

Comer Aveia É Bom Pra Diabetes?

Sim. Os diabéticos podem se beneficiar com o consumo da aveia, assim como quem tem predisposição para o aparecimento da doença. Quando consumimos aveia, a absorção do açúcar e dos carboidratos se torna mais lenta. Isso faz com que não ocorram os chamados picos glicêmicos, que nada mais são que a elevação repentina dos níveis de açúcar no sangue. Sem os picos, a produção de insulina tende a se manter regulada, o que é ótimo para quem tem diabetes.

Tags: , , , , ,

Comentar