Aveia com leite

A aveia e o leite parecem companheiros inseparáveis, assim como arroz com feijão. Presente no café da manhã de várias pessoas, a combinação também é comum para quem está de dieta ou quer adquirir forma física. Mas será que com essa combinação você aproveita o melhor dos dois alimentos?

A aveia, como você já sabe, é rica em fibras, ferro, magnésio, zinco, vitaminas, proteínas e carboidratos. Ela ajuda a regular o intestino e pode reduzir consideravelmente os níveis de colesterol no sangue.

Aveia com Leite

Leite e aveia: uma mistura saudável?

O leite também é muito benéfico para a saúde. Ele possui mais de vinte vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso corpo, como a vitamina A, importante para saúde da pele e cabelos, B1 e B2, que nos fornecem energia, e vitaminas E e D, que fortalecem os ossos e aumentam nossa imunidade. A bebida, segundo alguns nutricionistas regulariza os batimentos cardíacos e, por conter muito fósforo, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O leite também possui magnésio, que é um defensor natural do organismo por auxiliar no sistema imunológico.

Além disso, o leite é conhecido por todos como importante fonte de cálcio e, por isso, é fundamental para o fortalecimento de nossos ossos, dentes e cartilagens, além de combater a osteoporose.

Você deve estar pensando: com tantos benefícios, a combinação do leite com a aveia só pode ser excelente para a saúde. No entanto, é preciso tomar cuidado. A absorção do cálcio, presente no leite e em seus derivados, pode ficar prejudicada, quando o mesmo é consumido juntamente com aveia.

Mas isso não significa que você não pode comer a aveia com leite. O segredo, como sempre, está nas quantidades. O consumo de fibras em excesso pode prejudicar a absorção de outros nutrientes, como ferro, zinco, e, nesse caso o cálcio. Isso ocorre porque as fibras funcionam como um inibidor, que impede que o organismo aproveite os minerais. Por isso, o consumo de aveia recomendado é de 3 colheres de sopa por dia.

Na hora de consumir a aveia com leite, não exagere na quantidade de cereal. O ideal é tomar leite com aveia, e não o contrário. É preciso lembrar também que o leite e seus derivados são ricos em gordura animal. Sendo assim, é melhor optar pela bebida desnatada.

A combinação de leite e aveia é sim muito saudável, mas nesse caso vale a máxima: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Tags: , , , , , , , , , , ,

4 Responses to “Aveia com leite”

  1. janete Says:
    31 de August de 2011 at 09:18

    eu troquei a janta por aveia com o leite para ver se consigo perder uns quilos. Será possivel emagrecer assim?

  2. aurora Says:
    4 de May de 2012 at 20:47

    gostaria de saber se posso usar a aveia diretamente no leite e outros alimentos sem ter que leva-la ao fogo.

  3. roseane Says:
    29 de November de 2012 at 08:19

    gostaria de saber se posso usar a aveia diretamente no leite com aduçante e semente de linhaça…..Será possivel emagrecer assim?obg

  4. Emília Silva Says:
    30 de November de 2012 at 21:30

    Roseane, você pode sim tomar o leite com aveia e linhaça. Para emagrecer, o ideal é usar o leite desnatado e não exagerar nas quantidades. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a gente de novo.

Leave a Reply