Aveia com leite

A aveia e o leite parecem companheiros inseparáveis, assim como arroz com feijão. Presente no café da manhã de várias pessoas, a combinação também é comum para quem está de dieta ou quer adquirir forma física. Mas será que com essa combinação você aproveita o melhor dos dois alimentos?

A aveia, como você já sabe, é rica em fibras, ferro, magnésio, zinco, vitaminas, proteínas e carboidratos. Ela ajuda a regular o intestino e pode reduzir consideravelmente os níveis de colesterol no sangue.

Aveia com Leite

Leite e aveia: uma mistura saudável?

O leite também é muito benéfico para a saúde. Ele possui mais de vinte vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso corpo, como a vitamina A, importante para saúde da pele e cabelos, B1 e B2, que nos fornecem energia, e vitaminas E e D, que fortalecem os ossos e aumentam nossa imunidade. A bebida, segundo alguns nutricionistas regulariza os batimentos cardíacos e, por conter muito fósforo, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O leite também possui magnésio, que é um defensor natural do organismo por auxiliar no sistema imunológico.

Além disso, o leite é conhecido por todos como importante fonte de cálcio e, por isso, é fundamental para o fortalecimento de nossos ossos, dentes e cartilagens, além de combater a osteoporose.

Você deve estar pensando: com tantos benefícios, a combinação do leite com a aveia só pode ser excelente para a saúde. No entanto, é preciso tomar cuidado. A absorção do cálcio, presente no leite e em seus derivados, pode ficar prejudicada, quando o mesmo é consumido juntamente com aveia.

Mas isso não significa que você não pode comer a aveia com leite. O segredo, como sempre, está nas quantidades. O consumo de fibras em excesso pode prejudicar a absorção de outros nutrientes, como ferro, zinco, e, nesse caso o cálcio. Isso ocorre porque as fibras funcionam como um inibidor, que impede que o organismo aproveite os minerais. Por isso, o consumo de aveia recomendado é de 3 colheres de sopa por dia.

Na hora de consumir a aveia com leite, não exagere na quantidade de cereal. O ideal é tomar leite com aveia, e não o contrário. É preciso lembrar também que o leite e seus derivados são ricos em gordura animal. Sendo assim, é melhor optar pela bebida desnatada.

A combinação de leite e aveia é sim muito saudável, mas nesse caso vale a máxima: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Tags: , , , , , , , , , , ,

5 Responses to “Aveia com leite”

  1. janete:
    31 de August de 2011 at 09:18

    eu troquei a janta por aveia com o leite para ver se consigo perder uns quilos. Será possivel emagrecer assim?

  2. aurora:
    4 de May de 2012 at 20:47

    gostaria de saber se posso usar a aveia diretamente no leite e outros alimentos sem ter que leva-la ao fogo.

  3. roseane:
    29 de November de 2012 at 08:19

    gostaria de saber se posso usar a aveia diretamente no leite com aduçante e semente de linhaça…..Será possivel emagrecer assim?obg

  4. Emília Silva:
    30 de November de 2012 at 21:30

    Roseane, você pode sim tomar o leite com aveia e linhaça. Para emagrecer, o ideal é usar o leite desnatado e não exagerar nas quantidades. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a gente de novo.

  5. rosilene:
    17 de March de 2015 at 09:31

    eu substitui a jantar por duas colheres de sopa de aveia mas duas colheres de sopa de leite desnatado e quatro gota de zero cal sera que vou consegui emagrecer.
    de manha como antes de vim pro serviço um iogute quando chego como bolacha de sal umas 12 com cafe no intervalo como uma fruta no almoço como muita salada crua e 1 colher raza de sopa de arroz no intervalo como 4 bolachade sal com cafe antes de ir pra academia como uma pera e enroladinho de peru layti quando cgego da academia como mingau de aveia na ceia como uma maça

Leave a Reply