Aveia: calórica, porém benéfica para a saúde

Hoje em dia, muitos nutricionistas defendem que o problema ganho de peso não está no consumo de “calorias vazias” – alimentos ricos em açúcares e gorduras, mas pobres em nutrientes. Esses especialistas afirmam que devemos pensar menos na quantidade de calorias dos alimentos e focar na vitaminas, fibras e sais minerais que eles contêm. Com essa mudança, muitos itens que antes eram excluídos das dietas de emagrecimento ganharam destaque, como é o caso do abacate, do mel e da aveia.

Por que devemos comer aveia

Por que devemos comer aveia

Calorias do Bem

Apesar de ser bastante calórica, a aveia contém alto teor de fibras e sais minerais, além de algumas vitaminas. Isso quer dizer que quando comemos uma porção de aveia, não estamos ingerindo apenas calorias, mas também substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, não é preciso riscar a aveia de sua dieta. Muito pelo contrário, o cereal deve fazer parte de uma alimentação balanceada. O segredo está em evitar o excesso: apenas 3 colheres de aveia por dia são o necessário para aproveitar todos os seus benefícios.

O Poder das Beta-Glucanas

Nunca é tarde para lembrar que a aveia é rica em fibras solúveis, conhecidas como beta-glucanas. Elas são responsáveis por grande parte dos benefícios do cereal: em nosso organismo, essas fibra dificultam a absorção de gorduras e melhoram o funcionamento do intestino. Assim, as beta-glucanas contribuem para o emagrecimento, previnem as doenças cardiovasculares e ainda combatem a prisão de ventre.

Combinações Saudáveis

Se você quer emagrecer comendo aveia, precisa ter em mente que toda a sua alimentação deve ser bem equilibrada. Ou seja, você deve comer de tudo um pouco, dando preferência para os cereais integrais, frutas, verduras e alimentos que contenham gorduras boas. Um docinho de vez em quando? Não tem problema, desde que você se lembre dos nutrientes. Também é importante evitar frituras, salgadinhos industrializados e outros alimento pouco nutritivos. Por fim, lembre-se de tomar muita água!

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Comentar