Aveia para os cabelos

Você certamente já observou a quantidade de produtos cosméticos que contém aveia em sua composição. Isso acontece porque a aveia possui um grande potencial nutritivo e hidratante, capaz de recuperar os danos causados à pele e aos cabelos. Já falamos aqui no Aveia sobre os benefícios desse cereal para uma pele bonita. Hoje falaremos um pouco mais sobre beleza, mostrando com a aveia também pode ser benéfica para os cabelos.

Alimentação e beleza

Logo de cara, é importante destacar a relação entre uma boa alimentação e os cabelos bonitos. Quando nosso corpo não recebe uma boa quantidade de nutrientes, os fios se tornam opacos e quebradiços. Na verdade, os cabelos brilhantes e sedosos são aqueles que estão bem nutridos, pois a constituição dos fios depende de vitaminas, proteínas e minerais. Os produtos externos, como xampus, condicionadores e máscaras hidratantes, ajudam a deixar os cabelos com uma boa aparência. No entanto, de nada adianta recorrer a esses produtos se a alimentação não for saudável e equilibrada.

Benefícios da aveia para o cabelo

Por que a aveia é benéfica para os cabelos? Primeiramente, devemos levar em consideração suas propriedades nutricionais. Esse cereal é rico em cálcio, ferro, magnésio, zinco, proteínas, vitaminas E e do complexo B, carboidratos e fibras. Em nosso organismo, esses nutrientes ajudam a melhorar a aparência da pele, cabelos e unhas. A deficiência de cálcio deixa os fios mais quebradiços; o magnésio é importante para que o corpo produza queratina, proteína que constitui os fios de cabelo; já o zinco é responsável por dar força e flexibilidade aos cabelos. Por isso, a aveia é repleta de substância que ajudam a nutrir os fios de cabelo, tornando-os mais bonitos.

Creme nutritivo para os cabelos

Creme nutritivo de aveia

Receita caseira para hidratar seus cabelos

Quem quer se beneficiar com as propriedades da aveia para os cabelos, não precisa gastar muito. É possível utilizar produtos caseiros para preparar um creme nutritivo excelente para tratar os fios danificados. Além da aveia, esta receita inclui leite, ovo e babosa, conhecidos por hidratar e melhorar a aparência dos cabelos.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos
  • 1 gema
  • 1 folha de babosa

Preparo:

Primeiramente, você deve preparar uma espécie de mingau com o leite e a aveia. Coloque os ingredientes em um panela e leve ao fogo até engrossar. Depois desligue e acrescente a gema de ovo, misturando bem, até obter uma substância homogênea. Reserve este mingau. No liquidificador, bata a folha de babosa com um pouquinho de água. Coe o caldo da babosa e acrescente ao mingau, misturando novamente.

Aplicação:

Aplique o creme hidratante ao longo dos fios, espalhando bem. Depois envolva os cabelos com uma touca térmica ou folha de papel alumínio e deixe agir por 10 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem e lave os cabelos normalmente em seguida.

Tags: , , , , , , , , ,

5 Responses to “Aveia para os cabelos”

  1. elita:
    12 de December de 2011 at 20:08

    adorei essa receita e vou fazer pra mim,se não fizer bem ,mal e que não faz

  2. Alejandro:
    27 de September de 2012 at 19:25

    meu cabelo ficou super brilhoso ganhou um pouco de peso e ficou bem liso.

  3. Estela:
    14 de November de 2012 at 13:31

    Mais eu queriia saber see aveeia faz bem para os cabelos lisoos!! =)

  4. Emília Silva:
    30 de November de 2012 at 21:31

    Estela, a aveia faz bem para qualquer tipo de cabelo. Os nutrientes do cereal hidratam os fios, deixando-os mais resistentes e brilhantes.

  5. Adriana:
    26 de July de 2014 at 16:47

    Legal! Mas achei muito um litro de leite…

Comentar