Alimentos Integrais

Você já deve ter ouvido dizer que os alimentos integrais são mais saudáveis que os comuns. Mas, afinal de contas, por que devemos optar pelos integrais? A resposta está no processo de fabricação. Grande parte dos produtos tem a sua estrutura modificada quando são industrializados. O arroz, por exemplo, é polido e perde grande parte de seus nutrientes e fibras.

A grande diferença é que os alimentos integrais não passam por essas modificações e, por isso, conservam suas propriedades nutricionais. Isso quer dizer que eles são mais benéficos, pois suprem as necessidades do nosso organismo. Por isso, são mais indicados para quem pretende seguir uma dieta saudável.

Aveia

Aveia, um importante alimento integral

Benefícios dos Alimentos Integrais

Percorrendo as prateleiras do supermercado, você provavelmente já observou a grande quantidade de opções em alimentos integrais: pães, biscoitos, bolos e cereais estão entre os principais produtos. O rótulo indica que esses alimentos possuem uma maior quantidade de fibras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.

Por conter mais fibras, os alimentos integrais são excelentes para quem deseja perder peso. Isso porque elas aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos comida. Além disso, os integrais colaboram para o bom funcionamento do intestino, reduzindo o inchaço e outros sintomas do intestino preso.

Outra vantagem é que esses alimentos aceleram o metabolismo. O processamento das fibras exige um gasto maior de energia. Por isso, o corpo tem que trabalhar mais para metabolizar as calorias. Assim, o consumo de produtos integrais também ajuda na queima de gorduras e calorias.

Os diabéticos também devem preferir os alimentos integrais. Eles fazem com que o açúcar seja liberado mais lentamente na corrente sanguínea, reduzindo os picos glicêmicos.

Consumo de Alimentos Integrais

Os alimentos integrais podem ser mais calóricos que os comuns. No entanto, são mais saudáveis e colaboram para o emagrecimento. Ainda assim, esses alimentos devem ser consumidor com cuidado, pois são fontes de carboidratos, que viram gordura em nosso organismo. A dica é optar pelos integrais sempre que possível, mas não exagerar nas quantidades. Na hora do almoço, por exemplo, prefira o arroz integral ao branco, mas não coma mais que 2 colheres de servir.

Veja alguns alimentos integrais que não podem faltar em sua dieta:

  • Aveia;
  • Linhaça;
  • Granola;
  • Pão integral;
  • Açúcar mascavo;
  • Sal marinho;
  • Cereais matinais.
  • Arroz integral

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One Response to “Alimentos Integrais”

  1. Edmundo:
    17 de July de 2012 at 10:13

    excelente suas dicas vão me ajudar bastante.
    Obrigado

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