Alimentos Integrais- Quais são os Benefícios?

Você já deve ter ouvido dizer que os alimentos integrais são mais saudáveis que os comuns. Mas, afinal de contas, por que devemos optar pelos integrais? A resposta está no processo de fabricação. Grande parte dos produtos tem a sua estrutura modificada quando são industrializados. O arroz, por exemplo, é polido e perde grande parte de seus nutrientes e fibras. A grande diferença é que os alimentos integrais não passam por essas modificações e, por isso, conservam suas propriedades nutricionais. Isso quer dizer que eles são mais benéficos, pois suprem as necessidades do nosso organismo. Por isso, são mais indicados para quem pretende seguir uma dieta saudável.

Benefícios dos Alimentos Integrais

Percorrendo as prateleiras do supermercado, você provavelmente já observou a grande quantidade de opções em alimentos integrais: pães, biscoitos, bolos e cereais estão entre os principais produtos. O rótulo indica que esses alimentos possuem uma maior quantidade de fibras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Alimentos integrais são alimentos íntegros, ou seja, não passam por processos de refinamento, ou se passam são de forma mínima – minimamente processados (alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas). Os alimentos integrais preservam o máximo de nutrientes desde sua colheita até serem preparados, perdendo muito pouco de vitaminas, minerais e fibras nestes processos.
Conheça os alimentos integrais.

Saiba quais são os benefícios dos alimentos integrais.

Por conter mais fibras, os alimentos integrais são excelentes para quem deseja perder peso. Isso porque elas aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos comida. Além disso, os integrais colaboram para o bom funcionamento do intestino, reduzindo o inchaço e outros sintomas do intestino preso. Outra vantagem é que esses alimentos aceleram o metabolismo. O processamento das fibras exige um gasto maior de energia. Por isso, o corpo tem que trabalhar mais para metabolizar as calorias. Assim, o consumo de produtos integrais também ajuda na queima de gorduras e calorias. Os diabéticos também devem preferir os alimentos integrais. Eles fazem com que o açúcar seja liberado mais lentamente na corrente sanguínea, reduzindo os picos glicêmicos. Ao ir em um supermercado, você provavelmente já observou a grande quantidade de produtos descritos como alimentos integrais. Existe uma grande variedade deste tipo de alimento, entretanto deve-se ter cuidado na hora de comprar estes produtos. Alimentos como arroz, açúcar e farinha geralmente são mais fáceis de comprar, pois sua composição é 100% integral, refinado ou deixa claro o processo de refinamento pelo qual passou (por exemplo arroz parborizado), entretanto o mesmo não ocorre para pães, massas, bolos e biscoitos. Para saber se um destes alimentos é realmente integral, é importante olhar nos ingredientes e ver se de fato há componentes integrais, como a farinha integral. Outro ponto importante é observar se o ingrediente integral está no início da lista, já que quanto mais no inicio da lista de ingredientes, maior é a quantidade do elemento no produto.

Consumo de Alimentos Integrais

Os alimentos integrais podem ser mais calóricos que os comuns. No entanto, são mais saudáveis e colaboram para o emagrecimento. Ainda assim, esses alimentos devem ser consumidor com cuidado, pois são fontes de carboidratos, que viram gordura em nosso organismo. A dica é optar pelos integrais sempre que possível, mas não exagerar nas quantidades. Na hora do almoço, por exemplo, prefira o arroz integral ao branco, mas não coma mais que 2 colheres de servir. Ademais, os alimentos integrais são fonte de nutrientes e muito pouco se diferenciam em relação as calorias de alimentos refinados. O cuidado principal que se deve ter ao consumir alimentos integrais é o de consumir boas quantidades de líquidos ao longo do dia. Lembre-se! Alimentos integrais são excelentes fonte de fibras, porém fibras sem a hidratação adequada podem acabar ocasionando constipação intestinal. Existem alguns alimentos integrais que não podem faltar em sua dieta, como a aveia, linhaça, granola, pão integral, açúcar mascavo, sal marinho, cereais matinais e arroz integral.

Categoria: Alimentação - Marcadores , , , , , , , , , , , , , , ,

1 comentário a “Alimentos Integrais- Quais são os Benefícios?”

  1. Edmundo:
    17 de julho de 2012 às 10:13

    excelente suas dicas vão me ajudar bastante.
    Obrigado

Comentar