Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais, também chamados de nutracêuticos, são aqueles que contribuem para a manutenção da nossa saúde. Eles podem ser naturais, possuindo substâncias que melhoram o funcionamento do organismo humano, ou enriquecidos artificialmente com essas substâncias. De acordo com a Secretaria de Vigilância Sanitária:

Alimento funcional é todo aquele alimento ou ingrediente que além das funções nutricionais básicas, quando consumidos na dieta usual, produz efeito metabólico e/ou fisiológico benéfico à saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

Dito de outro modo, os alimentos funcionais nada mais são que alimentos que podem melhorar nossa saúde, contribuir para o metabolismo e auxiliar na prevenção de doenças.

Antes de chegar ao mercado, esses alimentos devem ser analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o fabricante deve apresentar provas científicas que o alimento possui as propriedades e benefícios que serão informadas no rótulo.

Classificação dos Alimentos Funcionais

Alimentos Funcionais

Alimentos Funcionais

Ainda não existem estudos conclusivos sobre os efeitos dos alimentos funcionais em nossa dieta. No entanto, algumas características ajudam a definir melhor quais são esses alimentos:

  • Alimentos que são mais benéficos para a saúde  que outros similares. As hortaliças cultivadas com técnicas adequadas, por exemplo, apresentam mais benefícios que as comuns e, por isso, podem ser consideradas como funcionais;
  • Alimentos que sofreram algum tipo de modificação durante a produção, como os que possuem teor reduzido de gordura;
  • Ingredientes que são incorporados a alguns alimentos, como fibras e organismos probióticos;
  • Alimentos produzidos através de novas tecnologias, que podem ser enriquecidos com ômega 3, por exemplo, ou fibras solúveis.

Propriedades dos Funcionais

De que maneira os alimentos funcionais podem contribuir para a nossa saúde? Estudos mostram que esses alimentos possuem propriedades específicas, capazes de melhorar o funcionamento do corpo humano. Veja algumas dessas propriedades:

  • Propriedade imunológica: alguns alimentos, como os vegetais, as frutas, o trigo e os peixes, podem melhorar nosso sistema imunológico, aumentando nossas defesas naturais;
  • Propriedade antioxidante: algumas substâncias, como a vitamina C, o zinco e o betacaroteno, protegem nosso organismo da oxidação causada pelos radicais livres;
  • Ricos em ácidos graxos poliinsaturados: os ácidos graxos, presentes em alimentos como a semente de linhaça e os peixes de água salgada, previnem as doenças cardiovasculares.

Alguns Alimentos Funcionais

A lista de alimentos funcionais aumenta a cada dia. Muitas das coisas que comemos todos os dias podem nos tornar mais saudáveis e resistentes às doenças. A aveia, nossa velha conhecida, é considerada como um alimento funcional poderoso, por possuir diversos componentes benéficos. Frutas, hortaliças e cereais também integram a lista dos funcionais e não podem ficar de fora de uma dieta equilibrada. Veja a lista com alguns alimentos funcionais e não deixe de acrescentá-los em sua alimentação diária:

  • Futas: abacate, abacaxi, acerola, ameixa, caju, caqui, coco, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, morango pêssego, tangerina, uva;
  • Vegetais: abóbora, agrião, alcachofra, alface, alho, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve, espinafre, pimenta, repolho, tomate, vagem;
  • Grãos e sementes: aveia, linhaça, soja;
  • Outros alimentos: azeite, chá verde, iogurte, leite fermentado.

Tags: , , , , , , ,

One Response to “Alimentos Funcionais”

  1. wilker araujo:
    9 de November de 2011 at 11:50

    as informações contidas nesta pagina foi de extrema serventia pra mim.

Comentar