A Aveia na Dieta

Emagrecer não significa ter que passar fome. E isto todos deveriam saber. Para emagrecer, o aconselhável é diminuir as calorias, com uma alimentação balanceada, evitando frituras e outros tipos de gorduras, muita massa e muito doce. Este é o principal passo de uma boa dieta. Passar fome pode até fazer efeito contrário, pois o corpo entende esta falta de alimento como uma necessidade de estocar calorias, causando o aumento de peso.

Para ajudar na dieta, uma boa dica é utilizar a aveia, que diminui a sensação de fome. Além disso, a aveia ajuda a reduzir o colesterol, melhora o funcionamento do intestino, ajuda a controlar a pressão arterial, facilita a digestão e controla quantidade de açúcar no sangue. Isto porque ela é rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras.

aveia

Inclua a aveia em sua dieta

Como Consumir

Mesmo com tantos benefícios, a aveia não pode ser consumida em excesso. O ideal é consumir 3 colheres de sopa de aveia por dia (30 gramas), que pode ser misturada à frutas, leite, suco, etc. E para que ela funcione bem no organismo é preciso tomar bastante água, pelo menos 6 copos por dia, ou a aveia pode causar a prisão de ventre, tendo efeito contrário ao esperado.

A aveia ainda pode ser adicionada a receitas de pães, tortas, almôndegas, etc.

Os Tipos de Aveia

A aveia pode ser encontrada em três tipos. Veja:

  • Aveia em flocos: o grão inteiro é prensado. Este tipo preserva mais seus nutrientes. Ideal para pôr em cima de frutas, saladas e iogurtes.
  • Aveia em farelo: este tipo é mais usado para a fabricação de pães e bolos. É feita da camada externa do grão e tem mais concentração de fibras.
  • Aveia em farinha: tem menos quantidade de fibras, pois é feita da parte mais interna do grão. Pode substituir a farinha de trigo na fabricação de pães, bolos, tortas, etc.

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