5 maneiras de incluir a aveia em sua alimentação

A aveia tem tantos benefícios para a saúde que quem não a consome está perdendo muito. Por isso, sempre ressaltamos aqui no blog algumas formas de comer o cereal, que vão desde bolos e pudins até sucos.

A verdade é que existem inúmeras receitas, sendo difícil não encontrar uma que agrade o seu paladar. O segredo é combinar a aveia com outros alimentos que você goste do sabor, já que ela mesma não tem um gosto tão marcante.

Outra dica importante é escolher as combinações pensando em sua saúde. Frutas, iogurte, oleaginosas e outros cereais benéficos são excelentes opções para você comer juntamente com a sua porção diária de aveia. Quanto maior for a variedade de combinações, melhores serão as propriedades nutricionais.

Para ajudar você, selecionamos 5 formas bem saudáveis e nutritivas de se consumir a aveia:

1. Aveia Com Frutas

Os nutricionistas afirmam que devemos comer pelo menos 4 porções diárias de frutas. Para começar o dia, você pode preparar uma salada com diferentes frutas picadas e colocar aveia por cima. Se quiser deixá-la mais crocante, leve ao forno por alguns minutos apenas para torrar um pouco. Você também pode usar a granola, de preferência sem acréscimo de açúcar.

Aveia com frutas

Aveia com frutas: uma ótima opção para o café da manhã

2. Pães, Bolos e Biscoitos

As massas caseiras ficam ótimas com um pouco de aveia. Você pode usar a farinha, que é bem legal para dar liga (mas contém muitos carboidratos). Para uma receita menos engordativa, aposte no farelo, que tem mais fibras. As receitas podem ficar boas com farinha de trigo ou sem, desde que você acerte as quantidades. Os bolos ficam mais pesados se forem feitos só com aveia. Uma sugestão é usar farinha integral e um pouco de aveia.

3. Sucos e Vitaminas

Outra excelente dica é acrescentar a aveia em seus sucos e vitaminas. Porém, é importante falar que a aveia tem um aspecto meio gosmento quando é umedecida. No suco, acrescente um pouco de farelo depois que já tiver batido e misture bem. Na vitamina, acrescente a aveia em flocos ou farelo e bata juntamente com o leite e as frutas para deixar mais espesso. Outra excelente dica é acrescentar granola depois que o seu suco já estiver pronto para ficar mais crocante.

4. Iogurte Com Aveia

Essa é outra combinação já clássica. O iogurte é fonte de fibras, além de ser um probiótico. Ele é fonte de microrganismos benéficos que fortificam as defesas do organismo e melhoram o funcionamento do intestino. Juntamente com a aveia, os ganhos para a saúde são imensos. A gente sugere que você use iogurtes mais naturais, adoçados com suco de frutas ou com mel. A aveia pode ser acrescentada na hora de comer.

5. Omelete, Hambúrguer e Almôndega

Por fim, vamos falar dos pratos salgados. Muita gente ignora que a aveia também pode ser usada no preparo dessas receitas, mas como o sabor do cereal é bem leve, dá para usar a criatividade. No omelete, um pouco de farelo de aveia dá consistência e aumenta a quantidade de fibras. Já no preparo de hambúrguer ou almôndega caseira, a aveia ajuda a dar o ponto certo na massa.

Tags: , , , , , , , , ,

Comentar